Instrumentos Musicais Roubados – Como evitar ser mais uma vítima
O roubo de instrumentos musicais é um dos maiores temores na vida dos músicos. Além do prejuízo material, a perda de uma ferramenta de trabalho causa danos psicológicos, pois há laços emocionais, um instrumento faz parte da história de seu dono.
Nos últimos tempos, testemunhamos várias situações envolvendo roubos de instrumentos. Em janeiro de 2018, por exemplo, o carro que transportava todo o equipamento de show de Caetano Veloso foi roubado quando passava pela região de Itacaré, na Bahia.
Por sua vez, no Carnaval daquele mesmo ano, a banda Capital Inicial só escapou de um assalto porque os ladrões perceberam que não conseguiriam carregar a parafernália. No caso de Caetano, felizmente, os equipamentos foram recuperados.
Quem também faz parte da triste e imensa estatística é o artista mineiro Gustavo Fofão. Em meados de 2017, bandidos quebraram o vidro do carro de Fofão e roubaram mais de R$ 6 mil em equipamentos. Entre outros itens, os ladrões levaram um preamp Lr Baggs Venue, para violão; um microfone da Tc Helicon, totalmente profissional; um pedal Bodyrez, para violão; e uma M-audio Fast Track, interface de áudio.
Além dos prejuízos emocionais e materiais, o roubo trouxe aos olhos de Gustavo Fofão a questão da Lei do Silêncio, o famigerado “código de conduta”, imposto pelos criminosos, que impera nas comunidades. Fofão revelou ter recebido fotos dos equipamentos, mas não teve sucesso no “resgate dos produtos”. Ainda de acordo com o músico, as informações sobre o paradeiro dos equipamentos foram inconclusivas e incompletas.
Eu soube que parte dos equipamentos estavam sendo vendidos em uma das favelas do aglomerado da Serra, região Sul de BH. Estavam pedindo R$ 300! Eu até tentei comprar de volta os itens roubados, mas não consegui. Quem circulou as fotos nos grupos de WhatsApp, infelizmente, não se sentiu seguro para me informar a localização dos instrumentos roubados.
A equipe O Primo das Partituras, incluindo este que vos escreve, não quer que você seja vítima de criminosos. Sabemos de sua luta diária para investir em equipamento e ter, em mãos, o instrumento musical dos sonhos. Por essas e outras, listamos algumas dicas preciosas para que você evite ter que lidar com o implacável mercado de instrumentos roubados.
Não compre instrumentos roubados
De acordo com o Artigo 180 do Código Penal Brasileiro, “receptação de objetos roubados é crime, com pena que pode variar entre um a quatro anos de reclusão, e multa”. Se você não quer ir pro xadrez e nem ser uma pessoa “ficha suja”, simplesmente não compre nada roubado.
Peça a nota fiscal
Se for comprar instrumentos em lojas, não deixe de exigir a nota fiscal. Além de confirmar a procedência do produto, a nota fiscal também é importante até para uma posterior revenda.
Desconfie de bons instrumentos muito abaixo do valor
Já ouviu falar que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Como a sabedoria popular nunca erra, há duas coisinhas que você deve observar quando for comprar instrumentos usados e de terceiros:
# Sempre desconfie de preços muito abaixo do mercado;
# Peça a nota fiscal para ver a procedência.
Tire fotos de seus instrumentos musicais
Tire muitas fotos [de vários ângulos possíveis] do seu instrumento e liste todas suas características [adesivos, marcas de uso, etc]. Em caso de roubo, um bom arquivo visual do produto e informações sobre suas características únicas são ferramentas que podem facilitar os trabalhos de investigação.
Faça um seguro de seus instrumentos musicais
Se você conseguir fazer um seguro e/ou colocar um rastreador portátil em seu instrumento musical, não pense duas vezes! Não será um “gasto”, mas sim um ótimo investimento.
Por questões óbvias, não tem como eu te indicar um corretor de seguros para que você possa negociar. No entanto, recomendo que procure por profissionais sérios e qualificados aí na sua cidade.
Memorize as informações de fábrica
Guarde o número de série, a marca e o modelo de seu instrumento. Esta trinca de informações pode ajudar, e muito, na recuperação de um equipamento roubado.
Não se esqueça de tirar fotos do número de série.
Você também pode cadastrar seus instrumentos no Global Register of Music Equipments (GROME), ferramenta que permite você registrar seus instrumentos e equipamentos musicais. Em casos de roubos ou extravios, o GROME comunica todos os músicos conectados à plataforma e disponibiliza essa informação para consulta pública.
Faça BO
Se você for vítima de roubo, comunique imediatamente à polícia e registre um Boletim de Ocorrência. Compartilhe as imagens, as descrições técnicas e pelo menos alguma forma de contato para qualquer informação sobre o paradeiro do objeto roubado nos grupos de Whatsapp, facebook e demais redes sociais.
Denuncie
Se você tem informações sobre algum instrumento roubado, não hesite em fazer uma denúncia. Isso pode ajudar alguém a recuperar algo obtido com muito suor. Chame a “empatia” para o palco da vida, isto é, se coloque no lugar de uma vítima de roubo… Será que você iria gostar que alguém denunciasse por você?
Como Evitar um Assalto (10 Dicas Essenciais de Segurança)
Você, às vezes, fica com medo de andar na rua? Tem a sensação que estão seguindo você ou só fica com medo de passar em alguns lugares? Tem dúvida sobre o que fazer nestes casos? Mesmo que seja melhor ter uma companhia e evitar lugares desconhecidos ou perigosos (principalmente à noite), nem sempre isso é possível. Para que você não vire um alvo, nós montamos uma lista de dicas que ajudarão a manter a sua segurança quando estiver com medo de sofrer um ataque na rua.
#1 – Não fique mexendo no celular e fique alerta.
Guarde seus pertences de valor e não se distraia. Mesmo que algumas pessoas achem o contrário, ficar no celular não vai evitar que ninguém ataque você, já que é um sinal de que você está distraído e é um alvo fácil. Seguindo o mesmo raciocínio, evite andar com fones de ouvido, pois isso não deixa seus ouvidos captarem os barulhos ao seu redor.
#2 – Use roupas casuais e confortáveis
Escolha roupas nas quais você consiga correr se for atacado. Evite roupas que pareçam caras, acessórios muito chamativos ou bolsas chiques.Para parecer um alvo menos interessante, use roupas de academia ou peças desgastadas e ande com uma bolsa esportiva. Se estiver vindo de alguma festa evite ficar andando na rua caso esteja a pé, peça logo um Uber ou táxi. Se estiver com uma bolsa cara, segure-a junto ao corpo em vez de deixá-la balançando no ar e fácil de pegar.
#3 – Fique sempre de olho nos arredores para ver se há algum perigo
Evite passar por grupos de pessoas à noite. Se encontrar um grupo de pessoas parado na rua ou vir alguém encarando você, tente mudar de caminho. Se não puder mudar o caminho para casa, atravesse a rua ou fique alerta a qualquer sinal de que as pessoas vão tentar abordar você. Quando tiver que avaliar uma situação que pode ser perigosa, use o OODA, que é um sistema para tomar decisões desenvolvido por estrategistas militares. O OODA consiste de observar, orientar-se, decidir e agir.
#4 – Ande a passos fortes
Mova seus pés sem medo e deixe os braços balançarem. Andar de forma dinâmica e com confiança faz você parecer forte e difícil de assediar. Um criminoso terá mais chances de escolher você se parecer que é um alvo fraco.
Pareça maior e mais confiante mantendo a cabeça erguida, costas retas e sem curvar os ombros.
Ande rápido para parecer mais atlético do que outras vítimas em potencial. Só não ande rápido demais ou vai chamar atenção para si mesmo.
#5 – Fique perto do meio-fio
Evite passar perto de arbustos, entradas ou becos. Andar mais perto do meio-fio permite que você evite lugares onde as pessoas podem estar se escondendo, esperando para atacar alguém. Quando for virar a esquina, vire rápido para ter mais tempo para ver quem está do outro lado.
Se não der para ficar perto do meio-fio, evite vielas, becos, terrenos vazios e áreas arborizadas.
Se não puder manter-se na calçada, ande no sentido contrário ao fluxo de carros. Assim, será mais difícil para assaltantes ou sequestradores colocarem você dentro de um carro.
#6 – Finja que sabe exatamente onde está indo
Não peça informação, não ligue o GPS e nem use um mapa. Os criminosos vão preferir atacar você se parecer que está perdido. Para fingir que você conhece o bairro e sabe o caminho para casa, vire na esquina e atravesse a rua sem hesitar. Assim que chegar a uma loja movimentada, um restaurante ou um local bem iluminado, você pode pedir informação ou usar seu celular para descobrir onde está.
Por outro lado, se você sabe o caminho e está com medo de estar sendo seguido, escolha uma rota em zigue-zague ou menos direta para chegar aonde quer chegar. Assim, a pessoa que está seguindo você pode se perder ou você saberá que está sendo seguido.
#7 – Não fale com estranhos, se possível
Só continue andando. Se estiver em dúvida sobre alguma pessoa nos arredores, ouça seus instintos. Se se sentir ameaçado de qualquer forma, siga reto na mesma velocidade. Ao parar, dá a chance de assaltantes ou outros tipos de criminosos distraírem você.[11]
Os criminosos podem até perguntar as horas ou pedir informação. Quando você olha para baixo para ver o relógio ou seu celular, fica em uma posição vulnerável porque tirou os olhos do assaltante.
#8 – Grite, apite ou buzine
Faça muito barulho para alertar as pessoas ao redor que você está em perigo. Se alguém estiver seguindo você em um local público, peça a ajuda de alguém que estiver passando. Se o criminoso confrontar você, grite imediatamente. Resistir ao ataque torna você um alvo mais difícil e o barulho pode alertar outras pessoas para intervir.
Por exemplo, você pode dizer para alguém “Eu acho que tem uma pessoa me seguindo. Você pode me ajudar?”.
#9 – Saia do lugar e vá para outro que tenha mais pessoas, se for possível
Vá para onde tem gente, luzes e câmeras de segurança. Se achar que está correndo o perigo de ser atacado, entre em uma loja, restaurante ou banco onde tenham outras pessoas. Se houver um segurança no estabelecimento, você pode contar o que está acontecendo ou pedir que ele acompanhe você até seu carro.
#10 – Denuncie atividades suspeitas ou algum perigo
Ligue para a polícia. Diga que está sendo seguido ou se sente ameaçado por alguém. Tente passar a descrição da pessoa suspeita relatando qual o gênero, idade, aparência (como cor do cabelo, olhos e afins) e qualquer outra coisa que possa identificá-la.
Avisos Importantes:
#Resista à vontade de reagir a um assalto ou a situação pode piorar muito. A sua vida vale muito mais do que as coisas que serão levadas. Dê seus pertences para o assaltante a uma certa distância em vez de tentar enfrentá-lo;
#Qual é a hora mais perigosa? Domingo é o dia em que mais ocorrem crimes e o horário de 21 horas é o mais perigoso durante a semana, segundo estatística.
#Mantenha sempre o instrumento com você ou por perto. Evite, por exemplo, deixar o instrumento musical no carro.
#Nos shows, procure guardar seu equipamento de forma segura e não se afaste dele por muito tempo. Procure levar apenas o necessário.
Foi roubado? Veja como proceder para tentar reaver seu instrumento musical e pertences
Cadastre seus instrumentos nos sites que rastreiam instrumentos
Em tempos de comunicação digital, a internet oferece algumas ferramentas 100% úteis para que um músico possa proteger seus equipamentos.
O que é INSTRUMENTO REGISTRADO?
⭐É uma plataforma para cadastro nacional de instrumentos musicais.
Pra quê serve?
⭐ para você cadastrar todos os seus instrumentos GRÁTIS.
Quais os benefícios?
⭐ Caso o seu instrumento seja roubado/furtado, vc emite um alerta de roubo, nesse instante qualquer pessoa/polícia poderá consultar o número de série do seu instrumento e saberá que seu instrumento foi roubado.
⭐Ao comprar/trocar um instrumento usado, você pode acessar a plataforma e consultar e saber se aquele instrumento foi roubado.
⭐Caso você venda ou troque seu instrumento, poderá transferir para o novo proprietário.
⭐Caso o seu instrumento estiver com status de roubado, se ele for consultado na plataforma você será informado.
⭐Se o seu instrumento estiver com alerta de roubo ativo, e alguém consultar poderá enviar uma mensagem direta para você. (Função opcional). acesse www.instrumentoregistrado.com.br e cadastre seus instrumentos agora mesmo. Compartilhe essa ideia.
Precisa de Partituras? Acesse O PRIMO DAS PARTITURAS!